Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Linfoma Não-Hodgkin

Fig 1. Linfoadenopatia Cervical Fig 2 LNH nodular (folicular)

Linfoma Não-Hodgkin (LNH) é um conjunto de neoplasias malignas linfoproliferativas com diferentes apresentações clínicas e histopatológicas. A prevalência dessa neoplasia aumenta com a idade e é cerca de 50% maior nos homens do que nas mulheres. Em grande parte dos casos não se conhece a etiologia da doença, mas sabe-se que alguns subtipos estão relacionados a infecções por vírus, como o Epstein-Barr no linfoma de Burkitt e o HTLV na Leucemia de Células T do Adulto; e que a imunossupressão é o fator de risco mais claramente definido. A grande maioria desses linfomas é derivada dos linfócitos B em seus variados estágios de diferenciação.Fig 1 paciente com linfoadenopatia. Fig 2 Aspecto histopatológico de LNH nodular

A apresentação clínica da doença depende do sítio de envolvimento, da história natural do linfoma, e da presença ou ausência de sintomas como perda ponderal >10%, sudorese noturna e febre. Frequentemente cursa com linfadenopatia, em geral assintomática, a menos que esta resulte em compressão de estruturas adjacentes. Podem aparecer nódulos linfáticos em praticamente todo o corpo, sendo o pescoço a região de maior prevalência. Cerca de 25% dos pacientes apresentam a doença em sítios extranodais, preferencialmente no trato gastrointestinal, cabeça e pele, mas sabe-se que qualquer tecido pode ser acometido. O estadiamento adotado para os LNH é o mesmo que oi proposto para a Doença de Hodgkin na conferência de Ann Arbor em 1971, e o seu principal objetivo é distinguir os estágios da doença localizada (1 e 2) daqueles da doença disseminada (3 e 4).

Muitos são os fatores que devem ser levados em consideração quando se tenta determinar o prognóstico da doença, são eles: idade superior a 60 anos; sintomas B (febre, perda ponderal >10% e sudorese noturna); estágio disseminado da doença; presença de massa abdominal >10cm de diâmetro; três ou mais sítios extranodais da doença; entre outros.



Os principais tipos histológicos de LNH são:

· Linfoma Folicular
· Linfoma de Pequenos Linfócitos
· Linfoma das Células do Manto
· Linfoma Difuso de Grandes células B
· Linfoma de Burkitt
· Linfoma Linfoblástico
· Linfoma de células T periféricas
· Linfoma do Instestino
· Linfoma do Sistema Nervoso Central
· Linfoma Testicular


Um comentário: